quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Banheiras, Pessoas e Peckham!

Seguindo o conto de minha cativante narrativa, tinha esquecido de falar que, depois de dois dias tomando banho frio e tendo que fazer uma massagem de emergencia no saco pra revivelo, eu tomei um banho de banheira na casa da Andreia que foi, sem brincadeira, o melhor da minha vida. Agua bem quentinha, nossa quase dormi la dentro.. Ja percebi que todas as casa aqui tem banheira junto com o chuveiro, o que 'e bom demais convenhamos, outra coisa que podia pegar facinho no brasil, nao 'e aquelas banheiras de hidromassagem, mas o box 'e uma banheira mesmo, ai se voce quiser tampa o ralo e fica tomando banho enchendo, fica bom demais!


Fui pra aula mais uma vez carregando todas as malas, nao aguentava mais, pior que nas estacoes de metros sempre tem umas escadas, ai tava eu la sofrendo pra carregar a mala.. E chego na sala qual minha surpresa, o Ricardo nao foi na aula. Eu porra mais um dia sem destino, nem sabia se ia ligar pra Andreia de novo porque por mais gente boa que eles sejam, nao queria ficar incomodando eles.. tava pensando em ir pro albergue de novo.. Isso porque eu nao tinha pego nem o celular dele. Mas pensei, vai que na secretaria eles tem, ai fui la, e la trabalha uma japonesa brasileira, que ta aqui em Londres fa um ano e meio, mas nao sei se 'e pq ela ja se acha Londrina porque fala com sotaque de Londres, mas ela 'e arrogante demais, quase mandei se fuder! (Os mais sensiveis que me perdoem os palavroes, mas eles expressam esses sentimentos melhor que qualquer outra palavra) Ai eu fui la procurar por Ricardo, mas so tinha uns 30 Ricardo do Brasl na escola, ai voltei com o sobrenome e consegui o telefone dele, liguei, ele tinha faltado porque dormiu na namorada porque tava cansado, mas ai ja me deu todas as coordenadas pra chegar na casa, ia me esperar perto do ponto de onibus.

Dessa vez almocei no Salinsbury`s que 'e um mercado que tem bastante aqui, comprei um prato feito de arroz e strogonoff baratinho, bom demais, bem temperado como quase tudo aqui mas muito bom. E fui pegar um onibus, porque a casa 'e em Pekham, que 'e sul de londres, e nao tem metro pra la. Minha primeira experiencia nos famosos onibus vermelhos de dois andares de Londres! Tinha visto ja um ponto de onibus e achava que nao ia entender nunca as informacoes que tem, mas como no caso do metro, 'e facil demais. A coisa 'e feita pra funcionar, tem varios onibus difentes e mostra cada um que passa pelo ponto, pra onde vai, quanto tempo demora de media todos os dias, a media de expera 'e de 6 a 12 minutos, e acreditem, nao passa disso mesmo. O onibus 'e muto confortavel, e sentar em cima entao 'e bom demais, 'e tudo janelao de vidro, ai voce vai s'o curtindo a cidade, da pra aproveitar muito.

Pekham 'e outra cidade dentro de Londres. Eu ja tinha ouvido falar que aqui 'e um dos lugares mais perigosos de Londres, alias dos unicos, 'e bairro de imigrantes, cheio de jamaicanos africanos essas coisas.Mas claro, o perigoso de Londres 'e muito mais tranquilo que no Brasil. Claro quenao da pra ser ingenuo, mas voce nao dando sorte pro azar parece, e todo mundo, que 'e bem tranquilo.

E mesmo sendo um dos piores bairros 'e tudo muito bonito, claro. So casas bonitas, cheio de parques tambem. E tambem nao tem so gente pobre (pobre pra Londres claro), 'e cheio de carrao tambem. Falando em carroes o Betao ia ficar louco aqui, o centro de Londres mesmo 'e absurdo 'e um carro mais lindo que o outro, ate os taxis aqui sao bonitos demais. Eu quando tava chegando aqui vi uns dois Fiestas novos, uns carros mais `simples` ja tava pensando que aquiia ver uns carros mais normais mas que nada, na sequencia ja passo por umas 8 Mercedes e BMW e Toyotas seguidos. Falam que carro 'e muito barato de comprar aqui, ate porque nao se anda tanto de carro, pra maioria das coisas as pessoas usam os transportes publicos mesmo.

Encontrei o Ricardo e vim pra casa. 'A casa 'e numa parte residencial muito bonita, tem um parque muito massa chegando, grandao, feito em um estilo muito legal, ele tem tipo o parque em cima, que tem varias coisas, quadra de futebol de salao, de basquete, uma parte gramada muito bonita que chega uma hora que meio que sobe um morro, de grama ainda,isso dentro do parque, ai chega ali tem um half de skate. E descendo pro outro lado tem o escorregador mais massa que ja vi pra criancas, 'e gigante e chega a ter curva, me deu vontade de virar crianca de novo so pra me jogar la.. E embaixo desse morro tem tipo um centro comunitario do parque, com mesas de pingue pongue, banheiros, muito massa. E no parque 'e cheio de meio que umas esculturas pretas meio estranhas mas muito legais. E claro, 'e tudo aberto pro povo.

A casa 'e grande, ela 'e bem alta, quatro andares, ai cada andar tem um quarto, dois. S'o nao tem o luxo de ter uma sala, mas sao poucos os apartamentos que tem aqui, parece. Tem uma sacada no ultimo andar que da pra ver ate o centro de Londres. Porque aqui em Londres a maioria dos predios sao antigos, e tem no maximo 3,4 andares, a cidade tem muitas leis sobre construcao. Ai 'e muito massa porque em qualquer lugar da cidade voce tem visao dos predios mais legais da cidade, aqui da sacada da pra ver o London Eye, que 'e a roda-gigante gigante que tem na beira do Tamisa, a Catedral de Sao Paulo, que 'e uma das maiores Catedrais da Europa, e o relogio do Big Ben, entao eu to sempre na hora certa!!

Na casa moram 6 caras e 3 mulheres, mais eu. Tem o Ricardo, o Cyro que 'e um cara bem gente boa tambem, toca bateria numa banda aqui gosta de Rock tambem, um casal mais velho que sao meio que os que organizam tudo, um cara deTubarao e um de Lages, e um mineiro, e as outras duas mulheres uma 'e mineira e outra de
Sao Paulo. Pra ser bem sincero tirando o Cyro e o Ricardo os outros sao muito diferentes de mim, sertanejao pegando, outra cabeca mesmo. As mulheres moram aqui faz tres anos nao falam nada de ingles, trabalham de cleaner. Admito que tinha ficado meio assim porque eles trancam tudo aqui, saem de casa e passam cadeado nos quartos nos armarios, e tinha ficado bem desanimado ate, porque ate tava pensando que, como eles ja moravam ha tempo aqui, ja tinham conhecido varias pessoas sacanas, de roubar as coisas, esse tipo de coisa. E po, coisa mais chata 'e nao poder confiar nem em quem mora. Mas isso o Ricardo e o Cyro me falaram que 'e porque a porta 'e facil de arrombar, nunca foi roubada mas 'e mais por precaucao mesmo, que do pessoal da casa ninguem se preocupa.

Mas mesmo assim ja comecei a pensar como que poderia fazer pra ir pra outra casa, porque quero morar com gente que seja meus amigos aqui, parceiros pra sair, que eu chegue em casa e troque ideia, nao que va cada um pro quarto ficar trancado com seu lap top. E tambem quero muito morar em casa misturada, que tenha gente de fora tambem, porque nao adianta passar o dia falando e ouvindo ingles e chegar a noite desaprender tudo, apesar de que 'e bom demais voce conversar em portugues no fim do dia um pouco.

Dai me lembrei do Du, amigo dos meus melhores amigos de Floripa, e na mesma hora ja fui falar com ele, orkut vai, orkut vem,a gente ja tava falando no msn como velhos amigos! Ai me falou que mora em Canada Waters, 'e um bairro bem legal aqui, e vai vagar um quarto dia 23 ja que uma menina do Brasil vai embora, dai ja fechei, dia 23 faco minha primeira mudanca em Londres, ja falei com o Juliano que 'e quem cuida da casa aqui ta tranquilo. Todo mundo muda muito aqui em Londres, o Cyro falou que so ano passado morou em nove casas, o Ricardo em tres anos em quinze, entao 'e tranquilo.

Chegou umas oito horas, fiquei com fome, fui ver se tinha um mercadinho aqui perto. Ai fui perguntar pra Beth, que 'e uma das mulheres da casa, e, digamos que ela 'e bem simples. Dai foi me explicar como ir, e eu so tinha vindo uma vez pra casa, com o Ricardo a tarde, e fiquei com medo de nao achar depois, pedi ujm passo a passo pra ela. S'o que, por qualquer motivo, ela trocou a esquerda pela direita na primeira curva, e o que era pra ser pertinho ja nao ficou tanto, andei um pouco e ja vi que tinha algo de errado que nao esta certo, e fui pedir instrucoes pras pessoas, duas me ignoraram, o que nao 'e tao comum aqui, e fui pedir pra uma melhor, de uns cinquenta e tantos anos, meio gordinha, que tava na frente de casa, ai falei que tinha chegado essa semana do brasil, que era meu primeiro dia na regiao, e ela se ofereceu pra me levar.

Nunca conheci uma pessoa tao triste na vida, ela foi o tempo todo contando a historia da vida dela, mas reclamando de tudo e de todos, porque nao da pra confiar em ninguem no mundo, que aqui nesse bairro mesmo so tem gente oportunista que nao ta nem ai, so faltou avancar nos policias de tanto xingar quando viu um, porque eles nao ajudam, tao junto com todos os bandidos, e que a vida 'e uma merda, e que nao sei quem devia dinheiro pra ela e nao ia pagar, porque nao se da pra confiar nos amigos, ela simplesmente derramou todo o sofrimento contido em mim, e eu ate fui legal pra ela, incentivava ela a falar, concordava, me indignei com o mundo junto, paguei um cigarro pra ela que ela falou como quem nao queria nada que fumava e nao tinha dinheiro pra comprar.. eu na verdade fiquei com pena dela, da pra ver que 'e uma pessoa muito sozinha, falou que nao sai nunca de casa de medo, me mostrou um spray de pimenta, porque ja tinha sido roubada varias vezes aqui.. no fim ela deu uma acalmada e ja tava trocando ideia de musica comigo, ensinei ela a baixar musicas na internet.. e no fim ela ainda me fala que no natal sempre fica muito sozinha, que se eu pudesse sair pra beber com ela ela ia ficar muito feliz, na verdade ela ficou bem feliz porque eu conversei mesmo com ela, e pelo jeito fazia tempo que alguem nao fazia isso, fiquei com muita pena del, peguei ate celular, Dee ela chama, 'e de Chipre nao tem nem familia aqui.. tambem rpa ser sincero nao vou virar amigo dela, mas acho que vou mesmo ligar pra ela perto do natal..

Sai dessa conversa ate desanimado, triste por ela mesmo..chato essas coisas.. mas tambem alegrei um pouco ela dei uma atencao entao nao da pra se sentir tao mal, mas mesmo assim voce fica triste por ela..






So lembrando de uma coisa que tinha esquecido, como alguns de meus leitores devem saber a Inglaterra foi intensamente bombardeada pela Alemanha durante a Segunda Guerra, da pra ter uma ideia muito grande do qe 'e uma guerra assim, o porque todo lugar que tem predio novo 'e lugar que foi destruido durante a Guerra, e em todo lado tem homenagem aos mortos civis e militares da Guerra, sempre cheio de flores, naquele parque que eu tinha ido tem uma muito bonita pros 4000 civis de Liverpool Street que morreram nos bombardeios. E isso 'e otimo, tem que preservar essa memoria pra nao se ter duvidas dos custos de uma guerra e pra que nunca mais aconteca algo assim de novo.




Por hoje 'e s'o pe-pe-pe-ssoal, mais tarde volto com o conto do dia em que quis morar num museu, nao percam, apos os intervalos!










2 comentários:

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara disse...

bixo.... great text!!!

deu pra imaginar os altos e baixos dessa aventura!!!

boa sorte abração, e quando puder, me mantenha informado.

cheers mate!